AAAEDF promove o 1.º masstraining em Suporte Básico de Vida
"A morte súbita de causa cardíaca é frequente em Portugal e acontece nos locais e nos momentos mais inesperados. Aprender a salvas vidas é ser um elo da cadeia de sobrevivência..."
Na manhã do dia 13/04/2013 (sábado), cerca de 100 alunos e professores do Externato Delfim Ferreira aprenderam a "Salvar Vidas", participando no 1.º masstraining em Suporte Básico de Vida (SBV) e ficando assim aptos a agir em situações de paragem cardiorespiratória.
Esta iniciativa conjunta da Associação dos Antigos Alunos do Externato Delfim Ferreira e do EDF integrou-se no roadshow "Salvar Vidas" que o Conselho Português de Ressuscitação (CPR) promove junto de escolas e outras instituições da comunidade, em cumprimento do seu papel de consciencialização social em relação ao SBV e sua divulgação pública.
A monitoragem foi assegurada por seis instrutores do CPR e INEM que, mesmo vindo alguns de longe (Caldas da Rainha e Abrantes), não quiseram deixar de dar o seu contributo voluntário, ao que a AAAEDF não pode deixar de manifestar o seu mais reconhecido agradecimento.
Está actualmente demonstrado que ensinar Suporte Básico de Vida ao maior número possível de cidadãos é um dos processos mais eficazes de salvar vidas, ao promover uma resposta adequada a situações de paragem cardíaca na comunidade. Em diversos países, de que são exemplos paradigmáticos a Noruega e o Reino Unido, entre outros, este conhecimento levou à introdução progressiva do ensino do suporte básico de vida nas escolas e com jovens.