Ministro da Educação e Ciência envia mensagem ao EDF

24-03-2012 21:09

"Ao celebrar as suas bodas de ouro, ao afirmar-se como uma referência de qualidade em Braga e no país, o Externato Delfim Ferreira cumpre aquele que deve ser o desígnio último da educação: preparar os jovens para o futuro."

Nuno Crato, Ministro da Educação e Ciência (24/03/2012)

 

*  *  *

Mensagem do Excelentíssimo Senhor Ministro da Educação e Ciência, Prof. Doutor Nuno Crato,

comunicada pela Senhora Diretora Regional Adjunta de Educação do Norte, Dr.ª Isabel Cruz, a propósito do convite da AAAEDF para participar na Conferência sobre:

“O Financiamento do Ensino Particular e Cooperativo e o Futuro dos Contratos de Associação”

(VI Encontro dos Antigos Alunos, Professores, Funcionários e Amigos)

Riba de Ave, 24 de Março de 2012

 

Caro Senhor Diretor,

        

         Permitam-me que agradeça o convite que me fizeram.

         Infelizmente não posso estar presente nesta ocasião festiva para o Externato Delfim Ferreira.

         Estou ciente de que perco uma excelente oportunidade para confraternizar com todos os membros da comunidade educativa de uma boa escola.

         Uma boa escola não é apenas um espaço físico, um edifício, um conjunto de salas e pavilhões, um local onde se ensina e aprende. Uma escola é um projeto comum em prol da educação; um projeto partilhado para o qual todos contribuem. Cada um de vós – professores, funcionários, alunos, ex-alunos e amigos – é parte de uma longa cadeia de memórias inscritas nas paredes desta escola. A história do Externato é também a vossa história.

         A verdadeira escola é aquela que extravasa o seu espaço e tempo e que se transmite dia a dia nas atuações, nas atitudes e nos valores de cada um dos elementos da comunidade educativa; no conhecimento; no trabalho; no esforço; na dedicação; no respeito ao próximo e na iniciativa.

         O tempo que ganhámos nas aulas e no convívio marcam a nossa identidade, moldam para sempre a forma como olhamos e participamos no mundo.

         O sucesso de uma escola é a soma das pequenas e grandes conquistas de cada um de vós – o que se aprende, o que se assimila, o que se faz.

         Ao celebrar as suas bodas de ouro, ao afirmar-se como uma referência de qualidade em Braga e no país, o Externato Delfim Ferreira cumpre aquele que deve ser o desígnio último da educação: preparar os jovens para o futuro.

Desejo a continuação deste projeto, mas sobretudo espero que os atuais alunos possam aprender mais, saber mais, ser melhores. Numa palavra: retirar desta sua Escola todos os benefícios que uma boa educação potencia.

Nuno Crato