Rev. Padre Benjamin Salgado - «Um Olhar Sobre o Passado» (por: João Carvalho, antigo aluno)

28-01-2016 17:04

Passados quase quarenta anos do seu falecimento, para a maioria dos famalicenses, este homem distinguiu-se não só como um sacerdote, mas também como homem de cultura e da sociedade. Para mim, foi, e será sempre, muito mais do que isso: foi meu 'professor de Português'.

Natural da Vila de Joane, concelho de Vila Nova de Famalicão, o Senhor Padre Benjamin Salgado nasceu a 8 de maio de 1916 e faleceu no dia 28 de janeiro do ano de 1978, quando tinha eu 12 anos de idade e frequentava o 2.º ano do 2.º ciclo, na Didáxis, Cooperativa de Ensino, sedeada nas instalações do atual Externato Delfim Ferreira.

Lecionou-me a disciplina de Português. Desde cedo, na minha vida, aceitei-o de forma incondicional como uma figura com um sentido de vida muito peculiar: o 'meu professor' era uma pessoa com um grande sentido de rigor e exigência, na docência. Sempre muito reservado, poucos foram aqueles que presenciaram a sua capacidade erudita de expressão e criativdade, na intimidade. Eu tive esse privilégio e congratulo-me com tal feito. Este ímpar famalicense, detentor de qualidades humanas, sociais e religiosas, superiores, revelou-se um exemplo: a vida não o poupou, nem ele se resignou ou compadeceu de fraquezas, pelo contrário, para ele a vida sempre foi cheira de desafios, aos quais nunca virou costas; nunca ele como docente deixou um aluno velado ao abandono, todos aprendiam, ainda que fosse o mínimo insdispensável que representava sempre muito!

A sua morte representa, atualmente, para mim, um misto de perda e de alguma nostalgia. Porém, com um espírito conformado, face ao desenrolar do ciclo geracional, constato que ficaram gravados no meu pensamento os seus ensinamentos: se confrontado com adversidades ou com constrangimentos, nunca deixar, tal como ele, de 'enfrentar os problemas, evitando o virar das costas ou a desistência dos mesmos'.

Acompanhado do meu, não menos saudoso, pai, durante as exéquias do Sr. Padre Benjamin, percebi que para além de admirado por muitos, tinha-se tornado um ícone para a sociedade famalicense, um exemplo a seguir: assertivo nas atitudes, sério nos seus desemepenhos, honesto e, sobretudo, detentor de uma paz de espírito do tamanho do mundo!

O meu 'mestre' foi de uma enorme grandeza e humildade, mostrando-me, nos poucos meses que me ensinou, que para se ser eficaz e eficiente, no que quer que seja, é preciso ser criativo, empenhado e muito organizado. Um dos seus lemas de vida foi o cultivo e o incentivo à excelência, nunca alimentou a mediocridade, bem pelo contrário, combateu-a, mostrando aos seus alunos que tudo era possivel com esforço, estudo, sacrifício e dedicação.

Bem-haja na sua existência. A minha gratidão na sua dádiva e presença.

 

JOÃO CARVALHO - ANTIGO ALUNO (in O Boca Aberta, 2016)