VI Encontro dos Antigos Alunos, Funcionários e Amigos do Externato Delfim Ferreira

31-03-2012 20:46

No dia 24 de Março de 2012 a Associação dos Antigos Alunos do Externato Delfim Ferreira levou a efeito o seu VI Encontro.

Em consideração ao facto de, neste ano de 2012, se assinalar as Bodas de Ouro do Externato Delfim Ferreira – 50 anos de património educativo, o programa foi mais intenso e repleto de momentos de homenagem, discussão, reflexão, partilha, recordação e verdadeira amizade.

 

Directora Regional Adjunta de Educação descerra placa de homenagem aos professores e ao Fundador

Pelas 10h00 a Diretora Regional Adjunta da Educação do Norte, Dr.ª Isabel Cruz, em representação do Ministro da Educação e Ciência, Prof. Doutor Nuno Crato, e a diretora do Colégio e filha do Fundador, Dr.ª Alzira Pereira, descerraram uma placa em homenagem aos antigos professores e ao Fundador do Colégio, Doutor Aurélio Fernando. Momento ao qual se seguiu o Hino do Colégio, orgulhosa e emotivamente cantado pelos antigos alunos que marcaram presença, com especial relevo às primeiras gerações (anos 60).

 

Conferência: "O Financiamento do Ensino Particular e Cooperativo e o Futuro dos Contratos de Associação"

Após uma breve visita ao Colégio, os presentes seguiram para o Auditório Doutor Aurélio, onde teve início a conferência sobre ”O Financiamento do Ensino Particular e Cooperativo e o Futuro dos Contratos de Associação”.

Nesta conferência, o Dr. Josias Barroso (da Direção do Externato Delfim Ferreira), o Dr. José Ferreira (Delegado Norte da Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo), o Prof. Rui Ribeiro Leite (Presidente da Associação de Professores do Ensino Particular e Cooperativo com Contrato de Associação) e o Dr. José Fernandes (Presidente da Direção da DIDÁXIS, administrador e antigo aluno do EDF) tiveram oportunidade de manifestar aos presentes e à Diretora Regional Adjunta da Educação do Norte, Dr.ª Isabel Cruz, presente nesta conferência em representação do Ministro da Educação, os seus pontos de vista, preocupações e esperança de que o Estado cumpra o seu desígnio constitucional de assegurar em equidade condições para que seja prestado um serviço público de educação de qualidade.

 

Mensagem de Sua Excelência o Ministro da Educação e Ciência

Ao encerrar a conferência, a Diretora Regional Adjunta da Educação leu uma carta que o Ministro da Educação e Ciência, Prof. Doutor Nuno Crato, dirigiu ao Externato Delfim Ferreira, a propósito do convite que AAAEDF lhe dirigiu para participar nesta conferência, destacando-se a mensagem de que “ao celebrar as suas bodas de ouro, ao afirmar-se como uma referência de qualidade em Braga e no país, o Externato Delfim Ferreira cumpre o desígnio último da educação: preparar os jovens para o futuro”.

 

Missa de sufrágio pelos antigos alunos, professores e funcionários falecidos

A missa de sufrágio pelos antigos alunos, professores e funcionários falecidos marcou a iniciativa seguinte, tendo a mesma decorrido na Igreja de Riba de Ave, onde, na leitura de Ação de Graças, agradecemos e recordamos a memória de todos os que, tendo passado pelo Externato, desapareceram, com especial destaque à Isabel Margarida, antiga aluna recentemente falecida.

 

Jantar de confraternização

Já com o Sol posto, antigos alunos, antigos e atuais professores receberam o Fundador do Colégio, o Doutor Aurélio Fernando, para ponto alto deste VI Encontro: o jantar de confraternização que, desta feita, decorreu no Hotel Cidnay, em Santo Tirso.

 

Faz e Pensa, Pensa e Faz

Na viagem da vida que cada um de nós faz, após descobrirmos e apurarmos, com os nossos pais e educadores, os cinco sentidos, é com a instrução e os professores que no-la transmitem que continuámos o nosso aperfeiçoamento, descobrindo as artes, as ciências, os beneméritos da humanidade e a glorificação do trabalho, simbolizada no lema do nosso colégio: “Faz e Pensa, Pensa e Faz”.

Entendemos na AAAEDF que é um imperativo ético dos antigos alunos e da comunidade em geral darmos um contributo e retribuir ao colégio o investimento educativo e a dedicação que em nós empreendeu. É, na oportunidade, também nosso dever assinalar e homenagear a audácia e a obra de um Homem, Aurélio Fernando, que, há 50 anos, foi um visionário e atreveu-se a ultrapassar as vicissitudes económico-sociais e a sonhar um ensino liceal gratuito para todos.

 

O futuro no horizonte

Mas não nos devemos ficar por aqui,  porque a nossa história e o presente devem servir-nos de base para olhar o futuro com mais esperança e sólida experiência adquirida.

 

José Carlos Fernandes Pereira

Presidente | AAAEDF – Associação dos Antigos Alunos do Externato Delfim Ferreira